Normas para submissão de trabalhos

As propostas de trabalho deverão indicar um dos eixos temáticos, a saber:

– Determinantes Sociais e Violência urbana

– Atenção e Gestão em Saúde

– Formação e Educação na Saúde

– Estratégia Saúde da Família

– Saúde e Atenção Psicossocial

Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro autor, desde que em eixos diferentes, sem limite para participação como coautoria. Salienta-se que não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos.

Os trabalhos devem ser inscritos no site do Congresso até o dia 20 de março de 2017 e só serão apresentados mediante pagamento, que deve ser realizado até dia 30 de abril de 2017. Confira aqui tabela com os preços das inscrições.

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Cada autor que deseja submeter seu resumo à avaliação deverá escolher um dos eixos temáticos da lista ofertada anteriormente e uma das seguintes categorias de submissão:

Relato de Pesquisa: trabalhos originais realizados por pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas e profissionais dos serviços de saúde.

Relato de Experiência: trabalhos originais referentes às atividades e ações desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação e pela comunidade, cujos atores sejam profissionais, gestores, pesquisadores, estudantes e/ou comunidade. Serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas/concluídas ou estão em curso.

Outras linguagens: Destinadas a apresentação de múltiplas práticas e reflexões sobre saúde e sociedade que se expressem em linguagens mais artísticas e menos convencionais no campo científico e acadêmico.

 

FORMATO DE SUBMISSÃO

O resumo deverá ser estruturado de acordo com a modalidade de submissão. Para Relatos de Pesquisa e Relatos de Experiência deverão ser construídos Resumo expandidos. A modalidade Outras Linguagens terá um formato específico de submissão.

Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso.

Resumo expandido

O Resumo deverá ser estruturado de acordo com os campos específicos a seguir: Título; Autores; Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados e Discussão; Conclusões; Referencias, considerando o limite de 1.500 a 2.000 palavras.

Não deverão ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto.

 

Outras linguagens

Os interessados em apresentar outras linguagens (Fotografias, Vídeos, Poesia e Documentários), que não a escrita, deverão seguir as orientações a seguir:

  1. a) Título
  2. b) Autores
  3. c) Síntese do trabalho contendo objetivo e justificativa relacionados com o eixo temático escolhido (No mínimo 500 palavras)
  4. d) Dados técnicos (equipamentos utilizados)
  5. e) Fotografia(s): Deverão ser enviadas no máximo cinco no formato JPEG ou PDF;
  6. f) Pintura: Deverá ser enviada a fotografia da pintura no formato JPEG ou PDF
  7. g) Poesia: Deverá ser enviada na íntegra no formato PDF
  8. h) Vídeo e/ou Documentário: Deverá ser enviada a URL do vídeo hospedado no site: https://www.youtube.com/

 

*Cada resumo deverá conter no máximo cinco autores, contando com o relator do trabalho.

 

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO

Os trabalhos submetidos na categoria Relato de Pesquisa e Relato de Experiência poderão ser apresentados nas modalidades:

Comunicação Oral Curta

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão expostos na forma de e-pôster e apresentados em roda de conversa, com debate mediado pela coordenação de cada sessão. Cada seção temática reunirá até dez trabalhos e terá duração de 90 minutos.

Cada relator terá até cinco minutos para apresentação. Ao final das apresentações, haverá debate com os relatores e público participante mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.

Comunicação Oral

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Oral expostos em slides, reunindo até seis trabalhos por sessão, com duração de 90 minutos.

Cada relator terá até dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os relatores e público presente, mediado por um coordenador a ser designado pela Comissão Científica.

 

Os trabalhos submetidos como Outras linguagens deverão atender as seguintes recomendações:

– Fotografia(s): Deverão ser impressas no tamanho 30x40cm para apresentação/exposição;

– Pintura: Deverá trazer a pintura para apresentação/exposição;

– Poesia: Deverá ser impressa em folha A4 para apresentação/exposição;

– Vídeo e/ou Documentários: Deverá trazer uma cópia em CD/DVD-R para registros do congresso, e em um equipamento de armazenamento móvel para apresentação.

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão organizados por sessão temática, conforme indicado no formulário de inscrição, reunindo até seis trabalhos por seção, com duração de 90 minutos.

Cada relator terá até dez minutos para apresentação, mesmo para vídeos e/ou documentários.

Após as apresentações, haverá debate com os relatores e público presente, mediado por um coordenador a ser designado pela Comissão Científica.

 

ENVIO DE RESUMOS

  • Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito “Meus Trabalhos”.
  • Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação.
  • Os resumos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol.
  • Os itens a serem preenchidos para submissão do resumo:

Tema: Selecionar de acordo com a listagem dos eixos temáticos.

Relator do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.

Modalidade de apresentação: escolher uma das três opções disponíveis:

(a) Comunicação Oral Curta

(b) Comunicação Oral

(c) Outras Linguagens (Fotografias, Vídeos, Documentários, Poesia, dentre outras).

 

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Além da observância aos requisitos dos resumos já explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

 

Adequação à temática do congresso e ao eixo temático selecionado;

Relevância, atualidade e inovação;

Consistência teórica, clareza, pertinência e consecução dos objetivos;

Adequação da metodologia utilizada;

Qualidade da sistematização e organização do resumo submetido, observando a capacidade de síntese e clareza de exposição;

Adequação do título.

 

PREMIAÇÃO, CERTIFICAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS ANAIS

 

  • Na área restrita do autor responsável pelo resumo, será disponibilizado apenas um certificado por trabalho aprovado, no site do congresso, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores. Para acessar a área restrita, o apresentador deverá utilizar o seu login e a sua senha.

 

  • O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha, para ter acesso ao seu certificado de participação.
  • Os anais serão disponibilizados no site do congresso. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita.

 

DATAS E PRAZOS IMPORTANTES

Data limite para envio de resumos: 20 de março de 2017

Divulgação do resultado da avaliação: 25 de abril de 2017

Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores: 30 de abril de 2017